Na agricultura ou na jardinagem, a adubação é imprescindível para se ter plantas saudáveis e fortes.
No entanto, a forma mais comum que vemos é a aplicação de adubos diretamente em terra ou superficial, porém há uma técnica diferente: a adubação foliar.
Antes, você ja viu a diferença de adubos orgânicos e minerais?
Oque é Adubação Foliar?
A adubação foliar é a aplicação de nutrientes solúveis nas partes aéreas das plantas (folhas), a fim de favorecer o equilíbrio nutricional.
Na prática convencional, ou seja, na adubação em solo ou superfície, os nutrientes são absorvidos pelas raízes e muitas vezes podem ocorrer alterações, pois podem sofrer com lixiviação do solo inviabilizando o processo de nutrição.
Na adubação foliar, podemos ter resultados mais assertivos, uma vez que os nutrientes absorvidos pelas plantas são realizados por meio dos estômatos e diretamente na planta.
Outro ponto importante a se destacar na adubação foliar é a maior rapidez na absorção de micronutrientes como zinco, ferro, cobre e boro.
Seu principal benefício na hora de potencializar sua produtividade proporcionando uma rápida resposta da sua planta, além de ter maiores agilidades na hora de corrigir deficiências do seu solo.
Os adubos foliares aplicados diretamente na superfície da planta traz vantagens na hora das finanças e logísticas também, podendo servir como defensores agrícolas ou proporcionar uma proteção nas plantas da sua casa.
Só aproveita aqui pra ver como adubar suas orquídeas!
Como e Quando Aplicar a Adubação Foliar?
A adubação foliar pode ser aplicada de forma preventiva, corretiva ou substitutiva, além da complementar os adubos via solo.
A aplicação pode ser durante todo o ciclo das plantas ou das colheitas. Como a aplicação foliar é utilizada de forma complementar, não é indicado substitui-la de outras práticas de adubação.
Cuidados necessários na adubação foliar
Se tratando dos cuidados necessários para a aplicação foliar, é importante destacar sobre os excessos de produtos aplicados.
Seja em adubos químicos ou organominerias, a diferença entre o remédio e a droga é a quantidade, portanto é importante ter constância e não quantidade.
- Verificar o pH da solução aplicada na adubação foliar. As plantas absorvem os nutrientes via foliar em uma faixa de pH bem restrita.
- Evitar a aplicação em horas mais quentes do dia, o calor pode evaporar a solução aplicada.
- Opte por produtos bem formulados.
O MELHOR PRA SUA ADUBAÇÃO FOLIAR? VEM AQUI!