Agricultura Orgânica – Um passo a frente

closeup photography of green plant inside green house

Porque Agricultura orgânica?

Vocês já sabem a definição de um sistema orgânico de produção? 

O termo orgânico pode ser empregado para designar os sistemas não convencionais de cultivo da terra, baseados em princípios ecológicos. A agricultura orgânica é um sistema de produção comprometido com a saúde, a ética e a cidadania do ser humano, visando contribuir para a preservação da vida e da natureza. Busca utilizar de forma racional os recursos naturais, empregando métodos de cultivos tradicionais e as mais recentes tecnologias ecológicas.

Movimentos fundamentais

Existem diversos movimentos fundamentais a difusão e aprimoramento da agricultura orgânica como conceito e tecnologia, alguns deles são: 

Agricultura Biodinâmica (Rudolf Steiner)

Agricultura Biológica (Dr. Hans Müller)

Agricultura Natural (Mokiti Okada)

Agricultura Natural Koreana (Cho Han Kyu)

Agroecologia (Basil Bensin)

Permacultura (Bill Molison e David Holmgren)

Estes modos de produção, cada um com suas particularidades,  asseguram o fornecimento de alimentos orgânicos saudáveis, mais saborosos e de maior durabilidade;  Utilizam sistemas de manejo adequados a cada ambiente, assegurando a estrutura e fertilidade dos solos evitando erosões e degradação; Contribuem para promover e restaurar a biodiversidade local; Não utilizam agrotóxicos, preservando a qualidade da água e do solo, além de aumentar a segurança dos agricultores no campo e para suas famílias. 

Lembrando sempre que as raízes do cultivo orgânica são encontradas nas comunidades tradicionais dos mais diversos locais do planeta. Os conhecimentos e técnicas já desenvolvidos e utilizados por essas comunidades foram sendo incorporados ao conhecimento científico e às práticas agrícolas gerando novas tecnologias e fundamentando os movimentos modernos dentro da agricultura orgânica.

Se você deseja saber mais, lembre-se de aproveitar todo o conhecimento antigo que vinham sendo usados para nos fornecer toda essa riqueza de cultivo.

 

Saiba mais e confira a nossa bibliografia:

ORMOND, José Geraldo Pacheco, et al. “Agricultura orgânica: quando o passado é futuro.” (2002)

PENTEADO, Silvio Roberto. “Agricultura orgânica” Piracicaba: ESALQ-Divisão de Biblioteca e Documentação (2001)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *