Biofertilizantes, por onde começar?

 

O que são biofertilizantes ?

Biofertilizante é um termo que pode ser interpretado de várias maneiras.

Não é difícil encontrar definições que identifiquem biofertilizante como extrato de algas marinhas, resíduos orgânicos compostos, misturas microbianas com constituintes não identificados ou produtos fertilizantes minerais enriquecidos com compostos orgânicos.

Do ponto de vista científico, o biofertilizante refere-se a um produto composto de microorganismos benéficos, que são úteis em relação à mobilização de nutrientes e aumento da produtividade.

Estas formulações também podem contar com a adição de substâncias que contribuem para a melhoria da atividade dos microrganismos e de suas aplicações.

O principal papel da aplicação de biofertilizantes é promover o crescimento das plantas

sem efeitos colaterais para o meio ambiente, aumentando os rendimentos da colheita e desenvolvendo um trabalho contínuo em prol da fertilidade do solo e preparo preventivo a fatores adversos. 

Tipos de Biofertilizantes

Devido a ampla interpretação do que são biofertilizantes e seus variados métodos de produção, existem divergências entre as classificações destes compostos entre alguns países.

A grosso modo os biofertilizantes podem ser líquidos ou sólidos, desde que contem com os benefícios da inoculação microbiana e vida no solo.

Aqui no Brasil o desenvolvimento e classificação legal de biofertilizantes vêm caminhando a passos lentos há muito tempo.

Em geral, são bem reconhecidas as práticas relacionadas à produção de fermentados “on-farm” que utilizam de ingredientes disponíveis no local para elaborar compostos líquidos.

Existem diversos benefícios aos aspectos do solo ou nutricionais para as plantas nestes fermentados, em algumas receitas até podemos encontrar formas de se inocular ou proliferar comunidades microbianas benéficas, porém não são reconhecidas ou selecionadas.

 

  • fixadores de nitrogênio (NFB, simbióticos ou de vida livre)
  • solubilizadores de fósforo (PSB)
  • mobilizadores de fósforo (PMB)
  • solubilizadores de potássio 
  • solubilizadores de micronutrientes (ZSB, SOB, SSB)
  • promotores do crescimento vegetal. (PGPB) 

Para acompanhar o desenvolvimento global em torno deste tema, devem haver mudanças quanto o incentivo e novas regulamentações em torno do desenvolvimento de tecnologias nacionais para formulação de produtos biológicos.


Não esquecendo outros fatores essenciais como as ações de extensão rural buscando a informação e capacitação dos agricultores frente aos avanços das formulações e práticas em torno dos biofertilizantes. 

 

2 thoughts on “Biofertilizantes, por onde começar?

  1. Pingback: O que aconteceu a minha Samambaia? - Organo Lab - Blog

  2. Pingback: Por que Cultivo Orgânico é Mais Sustentável? - Organo Lab - Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *