Fertilizante Orgânico – Introdução a fertilidade do solo

O adubo ou fertilizante orgânico é um material de origem vegetal, animal ou agro-industrial que aplicado ao solo proporciona a melhoria de sua fertilidade em diversas camadas e contribui para o aumento da produtividade e qualidade das culturas. 

As principais classificações dos adubos orgânicos são:

  • Fertilizante orgânico simples: é oriundo de uma única fonte de origem animal ou vegetal. Dentre eles os que mais se destacam são os estercos animais, farinhas de ossos, torta de mamona, serragem de madeira, cascas de café ou arroz.. ( dentre outros )
  • Fertilizante orgânico composto:  é o produto obtido por processo bioquímico natural ou controlado com mistura de resíduos orgânicos de origem vegetal, animal ou industrial. Processos de fermentação e compostagem aeróbica e anaeróbica são responsáveis pela transformação de resíduos orgânicos em adubos humificados.

Geralmente a escolha das matérias primas e técnicas empregadas em uma propriedade agrícola varia de acordo com a capacitação de produção do agricultor, assim como a disponibilidade dos materiais presentes na região

Independente da escolha, se são produzidos na própria propriedade ou adquiridos com empresas especializadas, os fertilizantes orgânicos apresentam diversos benefícios ao solo e ao agricultor. 

Confira os principais benefícios da adubação orgânica sobre as características do solo:

  • Propriedades físicas: melhora da estrutura, aeração, armazenamento de água e drenagem interna do solo. Favorecem a diminuição das variações bruscas de temperatura do solo que interferem nos processos biológicos e na absorção de nutrientes pelas plantas. 
  • Propriedades químicas: enriquecimento gradual do solo com macro e micronutrientes essenciais às plantas e o aumento gradativo do teor de matéria orgânica do solo, podendo atuar como reguladores de ph. 
  • Propriedades físico-químicas: melhoria na adsorção de nutrientes, que é a retenção físico-química de cátions, diminuindo, em consequência, a lixiviação de nutrientes causada pela chuva ou pela irrigação; aumento gradativo da capacidade de troca de cátions (CTC) do solo, melhorando indiretamente sua fertilidade.
  • Propriedades biológicas:  Favorecimento de comunidades microbianas que agem solubilização e biodisponibilização de nutrientes, melhoram a estrutura do solo, atuam no controle biológico de pragas, e reduzem os impactos negativos causados por stress hídrico e outras adversidades ambientais.

Quer se aprofundar no assunto ? Consulte nossa bibliografia e acompanhe os próximos conteúdos!

Bibliografia:

Cardoso, E. J. B. N., Siu Mui Tsai, and Maria Cristina Prata Neves. Microbiologia do solo. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1992.

Trani, Paulo E., et al. “Adubação orgânica de hortaliças e frutíferas.” Campinas: IAC (2013).

4 thoughts on “Fertilizante Orgânico – Introdução a fertilidade do solo

  1. Pingback: Agroecologia - Organo Lab - Blog

  2. Pingback: O que aconteceu a minha Samambaia? - Organo Lab - Blog

  3. Pingback: Oque Você Precisa Saber Para adubar Suas Orquídeas? -

  4. Pingback: Qual a diferença de cultivo mineral e orgânico? - Organo Lab - Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *