Para entender melhor qual a diferença entre cultivo e orgânico é necessário entender que orgânico e mineral se refere aos nutrientes responsáveis pelo desenvolvimento das plantas.
Cultivo orgânico ou mineral? Você sabe a diferença ?
Para entender melhor qual a diferença entre cultivo e orgânico é necessário entender que orgânico e mineral se refere aos nutrientes responsáveis pelo desenvolvimento das plantas.
Agricultores e indústrias utilizam desses nutrientes não só para acelerar o desenvolvimento das plantas e melhorar o rendimento do cultivo, mas também para repor os nutrientes consumidos por elas.
Até porque as plantas precisam se alimentar né?
Cultivo mineral é baseado na alimentação e suplementação a base de minerais que contém os nutrientes primários:
– NPK – Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio(K), esses minerais são produzidos a partir da exploração de depósitos naturais de diversas rochas.
Entretanto podem causar danos e perdas ao meio ambiente, pois essas extrações exigem grande demanda de energia e combustíveis fósseis.
Já o cultivo Orgânico é baseado na nutrição a partir de compostos orgânicos que podem ser de origem animal:
– Exemplos: húmus de minhoca, esterco, farinha de ossos, esterco de aves ou origem vegetal compostagem de plantas, algas.
Ainda não entendeu a diferença entre o cultivo mineral e orgânico? Tudo bem, mas vamos aos benefícios:
Benefícios
Fertilizantes minerais são de rápida absorção e concentrados sendo facilmente assimilado pelas plantas, possuem precisão na aplicação, porém, é necessário cuidados se tratando de quantidade de aplicação e a necessidade de cada planta ou cultivo.
Já os fertilizantes orgânicos possuem benefícios não só para as plantas, mas também para o solo, se tratando de médio e longo prazo eles promovem a reciclagem do solo, com isso realizam a liberação gradual de macro e micronutrientes essenciais para a saúde das plantas, deixando o solo mais vivo.
Além de promover o aumento da resistência contra pragas, mas isso é um papo para outra hora.
Cultivos orgânicos e cultivos minerais possuem vantagens e desvantagens.
O que difere na escolha do mineral ou orgânico vai depender da necessidade de cada cultivador e da preocupação se tratando de um cultivo sustentável.
Além dos cultivos orgânicos e dos cultivos minerais, existem cultivos organomierais que basicamente é insumos orgânicos com minerais. Já comentamos anteriormente oque é Organomineral
Pingback: Benefícios da adubação foliar - Organo Lab - Blog