Fungus Gnats

O que é?

Os mosquitos do fungo parecem pequenas moscas zumbindo em torno das plantas de cannabis, especialmente no solo. Sua larva cresce em solo úmido e geralmente aparece  quando a camada superficial do solo permanece úmida por muito tempo entre as regas.

 

promip manejo integrado de pragas controle biologico fungus gnats

Introdução

Como você se livra dessas pequenas pragas voadoras que põem ovos em seu solo? Este artigo ensinará exatamente isso aos produtores de cannabis e de outras culturas como erradicar completamente os Fungus Gnats e garantir que eles nunca mais voltem!

Os fungus gnats são um problema comum para os produtores de cannabis no solo (especialmente aqueles que regam demais as plantas!), mas na verdade são fáceis de se livrar deles quando você sabe o que fazer!

Os fungus gnats (também conhecidos como “moscas ciáridas”) são moscas pretas ou marrom-escuras que se parecem com  pequenos  mosquitos com asas escuras.

Uma praga de solo que atualmente tem causado sérios problemas em sistemas de cultivo protegido para produção de mudas de várias hortaliças, plantas ornamentais e fruteiras é uma mosca pertencente à família Sciaridae. Esse inseto é conhecido como fungus gnats, sendo que no Brasil a espécie mais encontrada é Bradysia matogrossensis. O termo fungus gnats é utilizado, pois esse inseto normalmente se alimenta de fungos encontrados no solo.

Fungus gnat - Wikipedia

Os Fungus Gnats são pequenos, com apenas cerca de 2 mm de comprimento. Para se ter uma ideia de quão grande isso é, 2 mm equivale aproximadamente à espessura de um quarto.

 

Fortalecer sua planta é fundamental, as pragas se aproveitam de qualquer brecha durante a evolução da planta. Garanta um cultivo mais tranquilo sempre fortalecendo os aminoácidos da sua planta

 

Como elas se reproduzem?

As larvas do fungus gnats comem fungos ou matéria em decomposição e precisam de condições úmidas para prosperar. É comum que os produtores de solo  reguem excessivamente as suas plantas de cannábis, e o solo húmido é o lar perfeito para fungos e matéria orgânica em decomposição. Depois que o fungo cresceu (muitas vezes invisível a olho nu) ou a matéria regada em excesso começou a se decompor na camada superficial do solo, o mosquito do fungo põe seus ovos na camada superior do solo úmido.

Solo quente + úmido = mosquitos de fungo  (e outros problemas ou pragas no solo)

Esses ovos eclodem em larvas que se parecem com pequenos vermes que vivem apenas nos 5 a 8 cm superiores do solo. As larvas do fungus gnats são as culpadas que causam danos às raízes da cannabis.

As raízes da cannabis não são a principal fonte de alimento para as larvas dos fungus gnats,  mas as raízes ficam presas no fogo cruzado. Embora a dieta principal dos Fungus Gnats seja fungos e matéria em decomposição, as larvas roem alegremente os pelos das raízes e as raízes jovens e tenras das plantas de cannabis.

Como identificar?

Verifique se você tem fugnus gnats

1- Pequenos insetos pretos voadores ao redor de suas plantas e rastejando em seu solo

Veja quantos mosquitos de fungo foram pegos nesta armadilha pegajosa

 

2- Pequenas larvas brancas ou translúcidas com cabeças pretas no solo

Larvas / larva de mosquito fungo

 

3- Danos causados nas folhas

Uma infestação de gungus gnats  nas suas plantas de cannabis pode causar todos os tipos de problemas estranhos – muitas vezes parecem excesso de água, problemas de pH ou deficiências nutricionais. Quanto mais gnats você tiver, maior será a probabilidade de ver folhas danificadas e taxas de crescimento reduzidas.

Fungus Gnats

 

Uma jovem planta de cannabis sofrendo devido a uma infestação de mosquitos fungosos

Os mosquitos do fungo causam manchas marrons e amarelecimento das folhas de cannabis

Dano de mosquito fungo em uma planta de cannabis em flor

 

Como combater os Fungus Gnats

 

1- Armadilha adesiva amarela

Coloque cartões adesivos amarelos na área de cultivo – os fungus gnats adoram a cor amarela e voarão em direção a ela. Esses cartões amarelos pegajosos são cobertos com cola que prende os mosquitos adultos do fungo, diminuindo seu número.

Mas a razão MAIS IMPORTANTE para usar as armadilhas amarelas é ajudá-lo a controlar a gravidade da atual infestação de fungus gnats. À medida que a infestação for reduzida, haverá menos adultos capturados nas armadilhas pegajosas amarelas. É assim que você sabe se sua abordagem está funcionando.

 

armadilha amarela para pragas

Armadilha amarela

 

2- Ventilador

Lembre-se sempre que o combate não depende só de insumos, aumente a circulação de ar ou, se possível, coloque um ventilador para sobrar o ar por cima do solo.

 

Mini ventilador

 

3- Evite regar sua planta por alguns dias

As larvas do fungus gnats precisam de um ambiente quente e úmido próximo à superfície do solo para crescer. Mesmo depois de ter passado por todas essas etapas e acreditar que os fungus gnats desapareceram, evite regar demais as plantas, pois esse é o motivo mais comum pelo qual os produtores obtêm fungus gnats

Porque bokashi ficou tão popular?

4- Terra diatomáceas

Polvilhe o solo e a área ao redor das plantas com terra diatomácea para ajudar a matar quaisquer insetos que rastejem sobre ela.

Use alguma ferramenta, para espalhar a terra diatomácea e tentar deixar o mais uniforme para

 

terra diatomacea defensivo plantas organico

Terra diatomácea

 

5- EM5

Esta solução natural é frequentemente usada para diversas pragas. Recomendamos o uso do EM5 (seja o comercializado ou o caseiro) para os fungus gnats. Você pode aplicar alterados ou possivelmente combinar com outras opções. Use um pulverizador para aplicar na superfíce do solo (não precisa regar abundantemente)

Defensivo natural para plantas

Defensivo EM5

 

6- Bactérias BT – Bacillus thuringiensis

 

 

7- Ácaros Predadores – Stratiolaelaps scimitus

StratioMip® é um inseticida biológico composto pelo agente Stratiolaelaps scimitus, um ácaro predador habitante de solos e substratos, que controla as larvas do inseto conhecido como Fungus gnats (Bradysia matogrossensis).

StratioMip Stratiolaelaps scimitus

 

StratioMip

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *